O surgimento do Livro dos Espíritos

porEquipe de Informática

O surgimento do Livro dos Espíritos

Como foi escrito o LIVRO DOS ESPÍRITOS?

Em 1855, o professor H. L. D. Rivail (Alan Kardec) estava diante de um fato inexplicável, aparentemente contrário às leis da Natureza e que sua razão repelia. A ideia, porém, de uma mesa falante ainda não lhe entrara na mente. Decidiu então estudar, enquanto a população se divertia. Descobriu modos diferentes de comunicação com os espíritos, através da fala e da escrita (psicografia). Elaborou perguntas, questionou os espíritos em reuniões sérias e, através das jovens médiuns psicógrafas Julie Baudin e Caroline Baudin (15 e 18 anos),  juntou um material que serviria de base para o primeiro livro da doutrina espírita. A seleção dos médiuns moralizados e as perguntas que deveriam constar neste livro foram orientadas pelos espíritos intuídos desta missão, como o “Espírito de Verdade”, que indicaram a jovem médium sonâmbula, Srta Japhet (20 anos), para a revisão final. Em havendo ocasião de outros médiuns, questionava os espíritos sobre as questões mais espinhosas.

Foi assim que mais de dez médiuns prestaram concurso a esse trabalho. Da comparação e da fusão de todas as respostas, coordenadas, classificadas e muitas vezes retocadas no silêncio da meditação, foi que elaborei a primeira edição de O Livro dos Espíritos, entregue à publicidade em 18 de abril de 1857 (Allan Kardec, Obras Póstumas) com 501 questões.”

A segunda versão, com mais de mil perguntas e respostas, surgia em 1860, através da contribuição dos estudos e correspondências dos leitores da Revista Espírita.

Assinando com o pseudônimo de Allan Kardec, o pedagogo Rivail separava seu trabalho material das obras mediúnicas, atribuindo, assim, aos espíritos, a autoria das obras. OBS.: Os espíritos relatam que o nome “Allan Kardec” correspondia ao nome de Rivail, numa existência passada na civilização Druida.

REFERÊNCIAS:

  •         Obras Póstumas – 2ª parte
  •         Revista Espírita 1858 – Janeiro – O Livro dos Espíritos – apreciação diversas
  •         Revista Espírita 1858 – Janeiro – Diferentes modos de comunicação
  •         Revista Espírita 1860 – Março – O Livro dos Espíritos – aviso da 2ª edição
  •         Obs.: Site FEB: Idade das jovens médiuns

·         Obs.: Site Hospitais Espirituais do Nordeste – Texto mensal JE: O nascimento do espiritismo

Facebooktwittergoogle_plusmailFacebooktwittergoogle_plusmail

Sobre o Autor

Equipe de Informática editor

Os autores destas postagens, fazem parte do voluntariado dos hospitais espirituais do nordeste vinculados ao Núcleo Central de Orientação de Medicina Espiritual do Nordeste.