Diferentes ordens de Espíritos – Escala Espírita

porEquipe de Informática

Diferentes ordens de Espíritos – Escala Espírita

Diferentes ordens de Espíritos – Escala Espírita

‘’ Os Espíritos seguem a marcha progressiva da natureza: os das ordens inferiores são ainda imperfeitos; depois de depurados, atingem as ordens superiores; avançam na hierarquia à medida que adquirem qualidades, experiências e conhecimentos que lhes faltam. No berço, a criança não se assemelha ao que será na idade madura; entretanto, é sempre o mesmo ser.’’

 

           O Sr. Allan Kardec nos diz que a definição dos caracteres dos Espíritos foi observada pelas suas palavras e atos, depois classificadas pelas semelhanças. Dessa forma, os Espíritos, em geral, admitem três categorias principais ou três grandes divisões. ‘’ Na última, a que fica na parte inferior da escala, estão os Espíritos Imperfeitos: caracterizados pela predominância da matéria sobre o Espírito e pela propensão ao mal. Os da segunda se caracterizam pela predominância do Espírito sobre a matéria e pelo desejo do bem: são os Espíritos Bons. A primeira, finalmente, compreende os Espíritos Puros, os que atingiram o grau supremo da perfeição.

Escala Espírita TERCEIRA ORDEM

             ESPÍRITOS IMPERFEITOS – Características gerais: Predominância da matéria sobre o espírito. Propensão para o mal. Ignorância, orgulho, egoísmo e todas as paixões que lhes são consequentes. Têm a intuição de Deus, mas não o compreende.

Podem ser divididos em quatro grupos principais:

        Nona classe – ESPÍRITOS IMPUROS:  São inclinados ao mal de que fazem o objeto de suas preocupações. Como Espíritos, dão conselhos pérfidos, sopram a discórdia e a desconfiança e se mascaram de todas as maneiras para melhor enganarem. 

        Oitava classe – ESPÍRITOS LEVIANOS :Muitas vezes, manifestam sua presença por efeitos sensíveis, tais como pancadas, movimento e deslocamento anormal de corpos sólidos, agitação do ar, etc.; o que lhes valeu o nome de Espíritos Batedores e Perturbadores. São ignorantes, travessos, irrefletidos e zombeteiros.

         Sétima Classe- ESPÍRITOS PSEUDO-SÁBIOS: Dispõem de conhecimentos bastante amplos, porém crêem saber mais do que realmente sabem. É uma mistura de algumas verdades com os erros mais absurdos[…].

       Sexta Classe – ESPÍRITOS NEUTROS: Nem bastante bons para fazerem o bem, nem bastante maus para fazerem o mal. Apegam-se às coisas deste mundo, de cujas grosseiras alegrias sentem saudades.

SEGUNDA ORDEM

          ESPÍRITOS BONS – Características gerais: Predominância do espírito sobre a matéria; desejo do bem. Quando encarnados, são bondosos e benevolentes com os semelhantes. 

Podem, igualmente, ser divididos em quatro grupos principais:

        Quinta classe –  ESPÍRITOS BENÉVOLOS: A bondade é neles a qualidade dominante.

        Quarta classe – ESPÍRITOS DE CIÊNCIA : Distinguem- se especialmente pela amplitude de seus conhecimentos.

        Terceira classe – ESPÍRITOS DE SABEDORIA: As qualidades morais da ordem mais elevada são o que os caracteriza.

        Segunda classe – ESPÍRITOS SUPERIORES: Esses, em si, reúnem a ciência, a sabedoria e a bondade. Quando, por exceção, encarnam na Terra, é para cumprir missão de progresso e, então, nos oferecem o tipo da perfeição que a Humanidade pode aspirar neste mundo.

PRIMEIRA ORDEM

        ESPÍRITOS PUROS – Características gerais: Nenhuma influência da matéria.

        Primeira classe – Classe única: Os Espíritos que a compõem percorreram todos os graus da escala e se despojaram de todas as impurezas da matéria. Tendo alcançado a soma de perfeição de que é suscetível a criatura, não têm mais que sofrer provas, nem expiações. Não estando mais sujeitos à reencarnação em corpos perecíveis, realizam a vida eterna no seio de Deus. 

 

REFERÊNCIAS

REVISTA ESPÍRITA – Jornal de Estudos Psicológicos-  ANO I- FEVEREIRO DE 1858, N° 2.

Facebooktwittergoogle_plusmailFacebooktwittergoogle_plusmail

Sobre o Autor

Equipe de Informática administrator

Os autores destas postagens, fazem parte do voluntariado dos hospitais espirituais do nordeste vinculados ao Núcleo Central de Orientação de Medicina Espiritual do Nordeste.